Diretivas Antecipadas de Vontade

Você já pensou quais os cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença ameaçadora da vida, fora de possibilidades terapêuticas e impossibilitado de manifestar livremente sua vontade.

As diretivas antecipadas de vontade são documentos que tem como objetivo garantir que seus desejos sejam mantidos, caso você não tenha capacidade de responder por si mesmo. Esse documento pode ser dividido em TESTAMENTO VITAL e MANDATO DURADOURO.

É importante que este documento seja redigido com a ajuda de um médico de confiança do paciente, contudo, o médico terá o papel apenas de orientar a pessoa quanto aos termos técnicos, não deve o profissional de saúde impor sua vontade ou seus interesses pessoais, pois a vontade que está sendo manifestada é exclusivamente do paciente.

No Brasil não existe legislação específica sobre o tema e nenhuma determinação legal para formalização do testamento vital. Por este motivo os cuidados devem ser ainda maiores, sendo importante o auxílio de um advogado afim de evitar que haja disposições contra o ordenamento jurídico brasileiro.

Para auxiliar nesse processo de informação e educação existe o site www.testamentovital.com.br em que você pode tirar dúvidas sobre conteúdo, profissionais a serem consultados e requisitos formais. Diferente do que se pensa, essa decisão não deveria ser tomada na existência da doença, mas sim no momento em que gozamos de saúde para decidir o que queremos ou não para nós em um momento tão delicado.

 

Atenção: É permita a reprodução deste artigo desde que citada a fonte.
Equipe BioOnco

Compartilhe nas Redes Sociais
error